A potência de Tasha & Tracie na nova geração de jovens pretas

Compartilhe:

Todos nós sabemos a importância de referências na vida. Para minas pretas, esse conceito se torna ainda mais relevante. Ver mulheres com nossos traços, nosso cabelo e nosso corpo ocupando espaços midiáticos é cada vez mais fundamental para nossa formação humana.

Por muito tempo nos negaram informação, identidade, afeto e representatividade. Por isso, precisamos correr dez vezes mais para que possamos alcançar as demais pessoas – que sabemos muito bem quem são.

As gêmeas e MCs Tasha & Tracie Okerere, de SP, têm um papel imenso na vida de diversas jovens pretas na geração atual. Mulheres de quebrada com orgulho, as meninas carregam em sua arte a quebrada que vieram e determinam fortemente a força que carregam para chegar em lugares que um dia nos limitaram de ir.

“Expensive Shit”

Tasha & Tracie | Crédito:Tomas Rera
Tasha & Tracie | Crédito:Tomas Rera

A dupla é responsável pelo blog de moda Expensive Shit, que marcou o início delas na mídia. Nele, as gêmeas davam dicas de customização de roupas para pessoas que, assim como elas, não tinham recursos para adquirir roupas novas.

Tasha afirma que o blog surgiu na intenção de ‘levar autonomia intelectual e financeira‘ para seus aliados. Tracie aponta que o corre do site era levantar a autoestima do jovem negro favelado.

‘Nóis demorou pra poder, agora ninguém segura’ – Tasha & Tracie

Em suas músicas, as jovens retratam o cotidiano, suas dificuldades e superações. Na música ‘MPIF’, perfil delas na Pinneaple, por exemplo, elas deixam claro tudo o que já passaram e como irão passar por cima das adversidades. Mesmo sendo novas, elas salientam que sabem de onde vieram, para onde estão indo, e onde merecem estar.

Em ‘Agouro’, elas apontam todas as humilhações que já passaram antes da fama e aconselham os ouvintes a tomarem cuidado com o preço interesseiro que a fama propõe.

Neguinha de favela que ninguém botava fé,

Eu sempre fui do corre só agora eu tô no flash

Eu ‘tava aqui o tempo todo e só você não viu

Procuro quem me criticava e todo mundo sumiu

Agora quando olho pros lado e geral sorri

Parça, no começo serão poucos os incentivos

Depois que você vira todo mundo é fã e amigo

Até quem não acreditou, quer ser fortalecido

Se eu não tivesse bem, de mim já tinham esquecido

_(Agouro – Tasha & Tracie)_

Estética, autoestima e identificação

Tasha & Tracie | Divulgação
Tasha & Tracie | Divulgação

Por tamanha exaltação das nossas belezas e conquistas, Tasha & Tracie inspiram garotas brasileiras a celebrarem seus corpos e a correr atrás de uma vida melhor – afinal, elas batem na tecla sobre o quanto nascemos para sermos bem sucedidas e veneradas.

Além disso, a importância de apresentar artistas pretos para a nova geração é de uma grande urgência, para que cresçam com referências e identificação fiel ao que são.

Por fim, Tasha & Tracie são a celebração atual e nova geração de duplas e grupos de pessoas pretas que marcaram história: Claudinho & Buchecha, Pepê & Neném, Fat Family, entre muitos outros.

Recomendo e convido todos vocês a conferirem o som das meninas, prometo que não irão se arrepender!


Compartilhe: