Dando sequência a uma levada de talentos vindas do Grajaú, Podfalajé se mostrou como artista em seu novo EP, Dream High. A primeira apresentação do EP foi em um show que rolou em setembro no Sampaio Bar, Grajaú, e podemos dizer que o público ficou muito satisfeito com o que ouviu. Mas o lançamento oficial aconteceu na madrugada do dia 22 de dezembro, um belo presente de Natal.
Assim como ele aborda no álbum, em seu primeiro show do novo trabalho, o rapper trouxe outros artistas do Grajaú. Os sets de abertura, certamente, foram um show a parte! Vimos DJ Ribamar, trazendo o mais tradicional da Black Music e transformando o lugar, quase, em um baile Charme. Mas quem é que não gosta de um bailinho, não é? Logo em seguida, Vinithek1d fez sua estreia com um set muito conceitual, viajando entre vários gêneros, mas de uma forma que fazia sentido.
Quando Jé subiu no palco, no momento da virada do dia para seu aniversário (nome que também fecha seu trabalho Dream High) foi possível notar que a casa estava cheia de expectativa para ouvi-lo. Apesar de tê-lo nomeado como novo talento, Podfalajé já está construindo sua carreira há um tempo. Sua primeira música foi lançada em 2020, Hitzin, produzida por Nandz, e com muitos elementos do trap e do drill.
Ao lado da Zashi Mob, Jé entrou ao palco cantando suas composições mais conhecidas, levantando o público e testificando a importância da sua união com a Zashi. E desde a primeira música, a evolução artística e de presença de palco do rapper.
“Tô desde 2020 tentando gravar essa mixtape, e ‘cê é louco, foram vários altos e baixos. A gente perdeu todas as músicas, perdeu o beat e a gente teve que regravar tudo de novo. Foram várias coisas até sair”, conta o rapper Podfalajé.
Nesse novo projeto, as influências pelos trabalhos de Kendrick Lamar, Kanye West, Roddy Rich e algumas referências aos astros do trap, Travis Scott, Playboy Carti e outros, são evidentes, até mesmo na produção das faixas. Produção essa que foi feita por Iceton, YNG Mura, FreezzaCreed, Nandz808 e wydastral.
Além disso, Dream High contou com a participação dos também rappers e cantores como Aure, Zero Dush, Kroni, Mutanx e Leezy, além da colaboração de Breno Luan, trazendo poesias intensas entre faixas.
Nunca foi só rap! Todas as faixas mostram que o topo não é o único objetivo, mas sim, trazer sua quebrada para a cena e fazer o jogo virar custe o que custar. Isso fica evidente em cada letra ou nas skits entre as faixas, mostrando a influência de Kendrick Lamar em sua carreira.
Podfalajé colocou em suas letras o desejo para chegar ao topo e também falou de desejos e sonhos. Além disso, trouxe uma perspectiva de sua própria realidade. As letras de Gospel do Gueto e Elon Musk demostram a ambição e as motivações que levam Jé a seguir na música.
Vivências, ensinamentos da rua desde o berçoRevolução, considere isso como um recomeço
Resistência e luta, bençãos, bençãos!
Um gospel do gueto
Gospel do Gueto — Faixa 12
Sobre sua nova mixtape, Jé comenta: “Eu tive várias influências para fazer esse trampo, eu espero que traga motivação e positividade, porque fala sobre sonhos.”, reflete ele. “O nome Dream High fala de uma coisa que sempre me moveu, desde pequeno, que foram os sonhos. Em 2020 eu fui modelo de um drop da marca Snow e em uma foto tá flagrando minhas costas com a frase ‘Dream High’ e aí veio o nome”.
Um ponto alto que tornou a nova mixtape Dream High foi pequenos trechos de poesia colocados no EP, escritas por Breno Luan, slammer e poeta do Grajaú. As pequenas skits deram mais substância para cada linha cantada.
É a responsa de se ver como escolhido para ser lembrado
E igual tantos outros que a fala foi em vão
Eu sou a soma do sonho de tantos outros
Sonhos (Breno Luan) — Faixa 3
E Jé não decepcionou com as love songs, trouxe sua namorada para cantar em uma das faixas, dando um toque de feminilidade e deixando ainda mais delicada. Além disso, Mutanx deu um ar de R&B para a faixa. 6AM no Grajaú e One Night são marcantes durante Dream High.
Cada detalhe da audição do novo trabalho consolidou a potência presente no rapper Podfalajé. Ver o público cantando, durante sua primeira audição, palavra por palavra de R.I.P Pop Smoke, apenas mostrou que esse é o início de uma carreira que tem tudo para ser gigante. Com certeza, a mensagem de se permitir sonhar alto combina bem com Podfalajé. Mas não só com ele, e sim com todas as pessoas de quebrada que se identificam com essa narrativa.
Ouça Dream High de Podfalajé
Há algo especial, quando essa redatora que vos fala, escreve sobre um artista da sua quebrada, porque mostra que a gente tem talentos gigantes que estão tentando fazer o jogo virar. E, apesar da falta de acesso aos grandes e limitações, eles têm feito o próprio palco e entregado trabalhos de qualidade técnica e artística.