JOYCE ALANE E O ELEFANTE NA SALA: A DELICADEZA COM AS PALAVRAS QUE ESTÁ FURANDO A BOLHA DA INTERNET

Joyce Alane.

COMPARTILHAR

A sensibilidade de se mostrar vulnerável e acreditar na esperança de um amor tranquilo, é o que transborda na essência da cantora. 


Joyce Alane | Twitter
Joyce Alane | Twitter: (@joycealanee)


Joyce Alane é uma artista pernambucana de 25 anos que emergiu na internet através de covers musicais. A princípio, no meio da pandemia, encontrou nessa expressão uma maneira de externalizar seus sentimentos e transformar dores, medos e anseios em melodias. Há menos de dois anos, começou a compartilhar seu trabalho autoral, colhendo os primeiros frutos dessa empreitada.

Dona de uma voz doce, suave e curiosa, seu fenômeno já era uma projeção palpável, mas agora está tomando corpo e forma, revelando-se como um campo florido e longínquo. Com passagem pelo renomado Conservatório Pernambucano de Música, a cantora, pianista, compositora e multifacetada artista apresenta uma estética musical reconfortante e inesquecível.

Seu som tem como base primária o brega, que, em meio ao boom da grande mídia, ainda enfrenta a marginalização e xenofobia. De maneira delicada, ela apresenta uma fusão com pop, MPB e elementos acústicos, com letras sinceras e profundas, trazendo relatos pessoais e coletivos de sua vivência. O resultado é uma música que acalenta e encanta quem a ouve.


Joyce Alane | Foto: Assessoria
Joyce Alane | Foto: Assessoria

Seus primeiros lançamentos autorais foram “Chance”, em parceria com PEU, e “Diga Que Valeu”, em colaboração com o projeto “Amor de Carnaval”. Já o seu primeiro single solo oficial, “Leão“, foi disponibilizado em 3 de setembro de 2021 e já acumula mais de 2.979.167 reproduções apenas no Spotify.

A música tornou-se viral, trazendo os primeiros reconhecimentos significativos para Joyce. “Leão” é uma carta de amor, destrinchada em versos sutis e adocicados. Transmitindo uma esperança em relação aos amores verdadeiros e à liberdade de se entregar e se orgulhar de amar.

Quero me desalinhar nos teus cabelos. Esperar e observar seu olho negro encontrar o Sol pela manhã. A vida é tão bonita nessa vista, quero me amontoar no teu sereno. Vou fazer você lembrar desse momento numa canção, depois vou colocar o nome dela de leão.


Outro detalhe característico de Joyce é o caminho aberto que ela mantém com seus seguidores. Todos os sábados, ela abria uma caixinha de perguntas solicitando palavras ou frases e as compilava em uma música autoral e autêntica, elaborada em conjunto com seu público. Esse processo resultava em um quebra-cabeça de emoções, tornando a experiência ainda mais especial. Foi durante uma dessas sessões que nasceu a admirável e potente “O Elefante na Sala”, que ganhou uma versão oficial em 2023 em parceria com o cantor Nairo.



Joyce acumula não apenas músicas, mas também conquistas notáveis para sua carreira, destacando sua potência e representatividade no cenário musical brasileiro. Em junho de 2023, lançou a parceria “Idiota Raiz” com o cantor João Gomez, parte do DVD “Ao Vivo no Sertão”, que já conta com mais de 2 milhões de streams.

Recentemente, foi indicada ao Prêmio Multishow 2023 na categoria Brasil, representando o Nordeste. Joyce é uma figura marcante não apenas nas redes sociais; ela tem marcado presença em festivais regionais, programas e, recentemente, foi a atração de abertura da nova turnê “Desamô” do cantor Tiago Iorc.

Liniker, Duda Beat, Gilberto Gil e Milton Nascimento são algumas das referências que a inspiram artisticamente, levando-a a criar faixas que dilaceram o peito e o preenchem com girassóis.

Joyce Alane | Foto: Nanda Queiroz/Divulgação
Joyce Alane | Foto: Nanda Queiroz/Divulgação


Em processo de pré-produção de seu primeiro álbum de estúdio, Joyce busca ressignificar seus sentimentos e expandir ainda mais suas raízes nordestinas, explorando o samba, brega e maracatu. Uma prévia do que está por vir aconteceu em outubro, com o lançamento da empoderada “Aqui Não”, que apresenta uma persona mais madura, reconhecendo seu valor e recusando-se a chorar por migalhas.

Joyce traz um sorriso na voz e nos presenteia com um carisma atípico e até raro de encontrar. Técnica, dom e um toque de autenticidade instigam a curiosidade para dar play faixa a faixa, e no final, você conhece de cor e salteado as letras, nuances e até as pausas sonoras. O Nordeste é um mar de talentos, e Joyce Alane é uma descoberta que merece ser exaltada a cada entonação.


plugins premium WordPress