Na ginástica artística, o salto sobre a mesa exige muita força para o impulso e coragem. Coragem, pois olhar para aquele aparelho é encarar um obstáculo visível. Kel certamente conhece essa sensação. A ex-ginasta, mais uma vez, se prepara para um salto, mas dessa vez na música.
Kel é o nome artístico de Raquel Fernandes de 22 anos, nasceu na cidade de Osasco, mas atualmente mora em Taboão da Serra. Aos 6 anos de idade começou na ginástica artística, toda aquela rotina de treinos fez parte da sua vida por anos e por muito tempo ela achou que aquela realidade seria o seu futuro.
“Eu fui atleta do Alto Rendimento por 12 anos. Comecei a fazer ginástica aos 6 anos e parei com 18. Então, era o meu trabalho, era a forma que eu via a minha vida. Eu pensava que iria fazer ginástica para sempre. Então, eu nunca via a música, a arte no geral como uma possibilidade“, disse.
Por outro lado, seu encontro com a música surgiu de forma natural. Cantarolando por onde passava ela deixava um rastro do seu talento. Suas colegas de ginásio, perceberam sua aptidão de cara.
“Eu cantava no vestiário do ginásio e sempre falavam pra mim que eu cantava bem, e me falavam que eu deveria cantar. Mas só depois que eu saí da ginástica comecei a conhecer um pessoal da arte, do audiovisual, a galera mais artista. Além disso, comecei a ver que talvez eu poderia viver disso, que esse era realmente o meu sonho, viver de música algum dia. Escrever, gravar, soltar música, fazer shows. Enfim, acredito que meu maior sonho seja um dia conseguir viver de música”, contou.
Dessa forma, traves, barras, solos e saltos deixaram de ser obstáculos. Não houve outra alternativa a não ser se tornar ex-ginasta e seguir pela música.
Em 2020, Kel lançou seu primeiro single – ‘Profano‘
O lançamento da faixa ‘Profano’ foi o start inicial na trajetória musical de Kel. Sua primeira experiência de gravação, estúdio e tudo atrelado a esse processo surgiu a partir dessa música.
A faixa é um R&B envolvente como a voz de Kel. Contudo, após o lançamento, veio um hiato de 3 anos. Assim, como a ginástica artística exige anos de treinamento antes da apresentação, Raquel precisou de um tempo para estudo e mais preparação.
Na última sexta-feira, 3, ela retornou com seu novo single ‘Plg para Meninos’ e um novo salto para fazer. Porém, dessa vez, sem trampolim.
Plg para Meninos
“Voltar depois de lançar ‘Profano’ é visualizar uma evolução pessoal. Todo esse tempo de hiato serviu para estudo. Hoje, eu tenho menos medo e insegurança de gravar, mas cada vez que eu estou no estúdio, eu vou perdendo mais” – Kel
A princípio, o novo lançamento acende uma nova era na carreira de Kel. Ela chega em uma versão voltada para o Trap, Rap e suas vertentes. E Assim, como tantos outros artistas do gênero, o autoconhecimento foi além da música.
“O Rap pra mim sempre foi uma base musical, pois foi quando eu passei a entender música, entender sociedade, visão de mundo, visão política, visão pessoal, tudo veio a partir do Rap. Então, o Rap me deu essa consciência que antes eu não tinha. Em outras palavras, eu passei a entender que no Rap eu poderia falar abertamente sobre as minhas vivências”, explicou.
A faixa e o beat foram produzidos por Rafael Garzin, o Zi (@zziprod).
Se jogando nesse universo de possibilidades, a faixa traz uma nova versão de Kel. Em Profano conseguimos ver sua versão mais densa e de certo modo contida. Por outro lado, em Plg para Meninos ela chega com uma lírica mais forte, falando abertamente sobre quem é e o que ela quer, sem rodeios.
Por fim, estamos ansiosos para acompanhar os próximos capítulos dessa jornada que apenas acabou de começar.