A música une, cria e instiga: um ano rico musicalmente, com artistas que se fortaleceram e seguem em direção a uma consolidação plena. Novidades, comebacks e regravações balançaram o cenário nacional e internacional. Mas como andam as suas novas perspectivas musicais?
A indústria musical continua dominando os charts mundiais, mas tem encontrado uma resistência plausível de artistas que optam por permanecer independentes. Seja para preservar suas essências ou que, até o momento, não receberam propostas de grandes gravadoras. Contudo, seja qual for o motivo ou a real intenção, é perceptível que a variedade, qualidade e autenticidade de artistas independentes têm cativado o público. Dessa forma, criando uma marca pessoal e amplificando o repertório nacional, gerando grandes expectativas para os próximos anos.
Trap, rap, MPB, pop, pop rock, o retorno da era emo e, por que não, uma mistura de todos os ritmos? O Brasil é um país diverso, multicultural e rico em criatividade. A facilidade de acesso às principais plataformas de criação e a genialidade na composição de melodias são dádivas que poucos têm e muitos admiram. Atualmente, nos encontramos em um cenário dominado pela publicidade excessiva, com números e chats manipulados, onde ser autêntico é um ato de rebeldia e amor à arte.
Sendo assim, para manter seu radar bem atualizado nas novas perspectivas musicais, preparamos uma lista breve com 4 talentos para ficar de olho em 2024.
NEGO PETRUS
Vindo da periferia do Capão Redondo, o rapper Nego Petrus tem diversificado seus projetos. Além de escrever e rimar, ele também produz os próprios clipes em parceria com sua produtora audiovisual TakeOver e conta com a produção musical de HFnoBeat, uma colaboração presente em todos os lançamentos.
Seus beats refletem a realidade de um homem negro em busca de ascensão financeira e profissional. Além disso, superação, sonhos, objetivos, medos e vitórias são abordados com uma roupagem que mescla o antigo e o novo trap, incorporando referências nacionais e internacionais.
Seus últimos lançamentos causaram comoção nas redes, não apenas pelo potencial musical, mas também pela inovação e tecnologia que permeia o projeto. Para os clipes “Icarus“, “Mais Um Dia” e “20k“, ele utilizou inteligência artificial (IA) na produção visual, criando cenários e interfaces que dialogam com a proposta de uma forma natural e intrigante. Como resultado, chamou a atenção pela genialidade e criatividade.
A princípio, com a expectativa de lançar um EP em 2024, Nego Petrus continua trabalhando em singles soltos. O mais recente “Rico” uma homenagem ao seu sócio e amigo pessoal, Petro Flagra.
TINN
A era pop emo continua fortíssima, e TINN veio para comprovar isso. Cantor e compositor, TINN ganhou notoriedade em meados de 2021 nas redes sociais ao postar vídeos covers de músicas virais, como “Toxic” da Britney Spears e “Abcdefu” de Gayle. Sua autenticidade, irreverência e o cabelo colorido tornaram-se marcas registradas, destacando-o entre muitos e amplificando suas criações originais.
Em 2022, lançou seu primeiro single autoral, “Meu Romance“, engatando em outros lançamentos como “Imensidão” e “Não sei mais chorar”, que retratam as mais variadas fases do amor, desde a dependência até a vulnerabilidade, culminando na raiva. Seu ápice foi remixar a faixa “Playground” da VIVI, que saiu de uma postagem no TikTok para se tornar viral, sendo posteriormente disponibilizado nas plataformas de streaming em parceria com a cantora. Como resultado, seu pop punk melódico e estrondoso tem reverberado em novas criações e parcerias.
Recentemente, TINN colaborou com Bruno Gardiol em “Eu só sei me apaixonar”. Além disso, os novos singles “Dopado“, “Dublê” e “O Maior Otário da Cidade” resgatam a vibe dos anos 2000 e intensificam o saudosismo da antiga MTV, com artistas autênticos e espontâneos. Por fim, para encerrar 2023, “Nunca Vou Te Perdoar” foi escolhido como ponto final nessa história, que promete palco, músicas e parcerias para 2024.
BEA DUARTE
Paulista e praticante de Bruxaria, Bea Duarte tem encantado os ouvintes com melodias assimétricas e reconfortantes, permeadas por toques de mistério, paixão, fé e muita potência. Cantora e compositora, ela ficou reconhecida por compartilhar análises críticas consistentes sobre músicas dos mais variados gêneros.
Com passagem pela TV, Bea Duarte foi jurada de um reality de talentos e tem investido em suas músicas autorais. Seu primeiro single, “Paz”, foi lançado em 2019, abrindo caminho para diversas apostas bem-sucedidas, incluindo uma colaboração que ganhou as redes: “Tiro de Canhão”, lançada em 2021 em parceria com SCALON e Concê, repercutiu positivamente no cenário musical, trazendo mais notoriedade para os projetos solos de Bea.
Faixas como “Ignorância”, “Mar” e “Tom” asseguram, sobretudo, uma autenticidade formidável, com letras significativas que transmitem sensações mistas.
Seu lançamento de maior impacto até o momento é o EP “Mulheres Que Correm“, disponibilizado em meados de julho de 2023, com destaque para o single “Lilith“. Atualmente, a música acumula mais de 3 milhões de reproduções apenas no Spotify e repercutiu positivamente nas principais plataformas sociais. Com uma letra audaciosa, que celebra a força e singularidade da mulher, fazendo referência a um dos nomes mais conhecidos por alguns e temidos por outros, Lilith, a faixa atingiu um público ainda maior, sendo até considerada como canção plagiada por Claudia Leitte.
MADEUS
De Kendrick Lamar, Justin Bieber, Red Hot até Luiz Melodia, Madeus inova ao misturar referências distintas e unificá-las em um som que permeia o Soul, R&B e Dance Pop. Instrumentista, ele representa a Zona Leste de São Paulo e é um artista independente e amante da música desde sempre. Começou a investir assiduamente na carreira musical ainda em 2023, quando lançou seu primeiro single autoral, “Pequena“. A faixa traz uma melodia dócil, com acordes marcantes de guitarra e uma letra romântica, de fácil identificação para os fãs de Tim Maia.
Com cerca de três lançamentos recentes, Madeus mostra sua versatilidade e espontaneidade ao compor sobre seus sentimentos, evidenciando o afeto, o desejo e a busca por equilíbrio. Em suas faixas, ele cria uma narrativa onde podemos acompanhar uma persona que poetiza o amor e seus sentidos mais profundos. Dessa forma, instigando e convidando quem ouve para uma dança, seja sozinho ou acompanhado.
“Salvador” e o mais recente “Hit“, em parceria com Jordan, não serão os únicos lançamentos ainda este ano. Madeus preparou mais um single, “Negroni”, que sai no dia 22 de dezembro, encerrando este ciclo. Portanto, para 2024, podemos esperar o clipe de “Hit” e um EP com novas faixas.
A música é a arte de tocar, mesmo à distância. E quando isso se une ao talento, carisma e, sobretudo, autenticidade, rompe bolhas e alcança multidões. Negro Petrus, TINN, Bea Duarte, Madeus representam uma vasta parcela dos mais diversos artistas nacionais, que dedicam sua arte para falar sobre suas realidades, crenças, amores e desamores em forma de sinfonia.
Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade que descredibiliza a arte e a cultura, mas aos poucos, surgem artistas potentes e dispostos a mudar essa distopia que vivemos.
Pequenos artistas hoje são os ícones e referências de amanhã. Então, apoie um artista pequeno, local e independente; incentive o sonho alheio e colha músicas atemporais. Qual foi a sua descoberta musical de 2023?