The Beach Boys: a banda que revolucionou a história da música

A banda inaugura as experimentações musicais e serve de inspiração para os amantes de músicas até os dias de hoje

Compartilhe:

Entre o Surf Rock, música havaiana, Country, Bossa Nova, Blues, Soul, música erudita e Heavy Rock, encontramos os Beach Boys! Uma das bandas mais inovadoras e renomadas da história da música surgiu em Hawtrone, Califórnia em 1961. A banda fez um grande sucesso, emplacando diversas canções nas paradas de sucesso, ganhando prêmios e álbuns recordistas de vendas. Um de seus discos mais famosos é o Pet Sounds, considerado uma das maiores obras primas da história da música, e um dos maiores trabalhos dos Beach Boys, contendo músicas com sucessos gigantescos como God Only Knows, Wouldn’t be Nice e Caroline, No.

A banda conseguiu revolucionar o estilo de fazer música! Ajudaram a evoluir o pop em 1995 com os discos Today e Summer Days, estilos onde se encontram os primeiros traços do art rock e do rock psicodélico divulgados pelo Pet Sounds em 1966.

The Beach Boys em agosto de 1962 em Los Angeles, Califórnia.
Carl Wilson, Mike Love, Dennis Wilson , Brian Wilson, David Marks.

Voltando no tempo, nos encontramos com os irmãos, Brian Wilson, Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Em 1957 os rapazes já ensaiavam seus vocais e tocavam, porém, foi uma época difícil com as exigências e a personalidade agressiva do pai Murry Wilson que se tornou empresário da banda por um tempo, até o próprio filho Brian, líder da banda, o despedi-lo. Murry foi responsável pelo começo do sucesso dos Beach Boys, mas também traumatizou Brian até desenvolver esquizofrenia. Durante a carreira da banda ocorreram inúmeras mudanças turbulentas, tanto no estilo musical quanto na formação, os problemas psicológicos, abuso de drogas e o afastamento de Brian, as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998, batalhas legais entre os integrantes do grupo e cancelamentos de discos.

Ao longo do caminho os rapazes assinaram contrato com a editora Capitol. E os sucessos deslancharam com as primeiras músicas Surfin Safari e Surfer Girl, que criou a moda da música californiana de surf, e estreou Brian Wilson como produtor musical com seu estilo singular e complexo. O grande gênio por trás dos maiores sucessos do grupo e estar ao lado de grandes compositores da época como Lennon e McCartney.  

No início de 1965, o auge do sucesso das bandas inglesas, com os Beatles cada vez maiores nos Estados Unidos, Brian Wilson começou a se empenhar extremamente na banda e sempre buscava inspirações criativas. Até que o mesmo sofre uma crise de pânico e decide abandonar a turnê que a banda estava excursionando na época, embora continuasse a trabalhar como produtor e compositor, que assim gerou o álbum icônico Pet Sounds, lançado no ano seguinte.

Pet Sounds

Capa do disco Pet Sounds

O álbum inaugura a época das experimentações musicais, com efeitos sonoros diferenciados como sinos de bicicleta, latas e garrafas, campainhas, latidos de cães e instrumentos árabes. Tudo isso com teclados, guitarras, chocalhos, tambores e arpas. Todas estas inovações contribuíram para um som rico e original para a música da época. Muitas das faixas serviram de inspirações para as vozes e sons de sua mente e é claro que Brian não deixou suas influências de lado para criar, se inspirando em outros produtores como Phil Spector, conhecido por compor melodias de camadas de sons e no álbum dos Beatles Rubber Soul.

Mais tarde o disco Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles, teve inspirações no próprio Pet Sounds. O álbum está incluído em diversas listas de melhores e mais influentes da música, como nos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.  

Além disso, foi lançado em 2014 o filme Love and Mercy, relacionado à vida pouco conhecida de Brian Wilson nos anos 60. O filme nos faz entrar delicadamente na mente perturbadora de Wilson e nos faz entender um pouco como ele busca suas inspirações musicais. Também nos apresenta sequencias musicais e processos criativos nos estúdios para criar as obras Pet Sounds, Smile e da música de sucesso Good Vibrations. O titulo do filme faz referência a uma música composta por Brian. Para quem é amante de música, irá se apaixonar pelo longa, pelos Beach Boys e por Brian Wilson, que até hoje espalha sua genialidade para o público. Uma frase memorável que Brian diz e resume muita coisa sobre o compositor é: “Eu não posso escrever sobre verão e diversão e carros. Eu tenho coisas dentro de mim que preciso liberar”.

Confira o trailer:

Trailer do filme “Love and Mercy” lançado em 2014.
Confira o som original dos Beach Boys!

Compartilhe: