ABRAM OS CAMINHOS: MC THA TEM AXÉ, TALENTO E UM CORAÇÃO VAGABUNDO

MC Tha | Gramofone ativo

COMPARTILHAR

Thaís Dayane, mais conhecida como MC Tha, é uma potente representante dos artistas emergentes. No mercado fonográfico desde 2014, ela tem criado composições e projetos autênticos, simbólicos e com uma representatividade indiscutível.

Tha é da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, onde o baile funk sempre foi um ponto popular. Tha viu seu interesse pelo cenário musical crescer ao participar das apresentações, agora como MC. Compositora nata, ela encontrou a oportunidade de dar voz e forma às suas letras, que misturam funk, pop melody, MPB e incorporam um conjunto de influências religiosas de matriz afro-brasileira.


MC Tha em Rito de Passá | Reprodução
MC Tha em Rito de Passá | Reprodução

Seu primeiro lançamento foi a faixa “Olha Quem Chegou” em 2014, que flerta com o funk de Claudinho & Buchecha e Bonde do Tigrão, podendo ser facilmente adicionado no setlist do Furacão 2000. Mais tarde, em 2016, lançou a melódica “Pra Você“, que traz uma introdução mais intimista, aconchegante e curiosa. Entre 2017 e 2018, apostou em duas faixas, “Bonde das Panteras” e a empolgante “Valente“, que enfatiza o desejo de uma caminhada tranquila, com amor e fé. Sem perder sua essência, ela entoa:

“que haja flor no seu caminho e no meu caminhar/ No asfalto ou na favela, quem não quer ser feliz?”



Entre suas colaborações, destaca-se “Azul” com Jaloo, “Sonzeira” com Mateus Carrilho, “Se Você não Vem” com TH4I, “O que é” com LAZULI e “A Ordem Natural das Coisas” com Emicida, faixa presente no aclamado álbum “AmarElo“. Para seu álbum de estreia, o single “Rito de Passá” nomeia e abre os trabalhos para o álbum, que em 2019 foi eleito pela Academia Brasileira de Críticos de Arte como um dos 23 melhores álbuns do mesmo ano.




No álbum, Tha finca a bandeira da resistência, revisitando sua ancestralidade e axé, ela dá protagonismo para sua fé e destaca os orixás como alicerce, que resguarda seu peito enquanto busca ampliar sua voz.

No álbum, ela introduz “Na fé de Zambi e Oxalá, pedimos licença para os trabalhos começar“, onde abre os caminhos para nos apresentar toda a sua singularidade, construindo uma narrativa envolvente que convida a dançar e a sentir as palavras ressoarem na mente.



O segundo single, “Coração Vagabundo“, nos apresenta a uma persona desapegada, que curte a zueira e ama amar a liberdade de ser quem é. Logo em seguida, é apresentado o projeto “Renascente”, uma trilogia antológica visual que reúne os três últimos singles: “Oceano“, “Onda” e “Despedida“, encerrando os trabalhos do álbum. O álbum transitou pelas várias facetas de uma única artista, que canta e encanta, quebrando expectativas e mostrando que seu santo é forte.

Em 2022, Tha retorna com um EP especial intitulado “Meu Santo Forte”, que não apenas celebra a trajetória discográfica afro-religiosa de Alcione, mas também enfatiza a forte ligação de Tha com sua religião, a Umbanda.

Após uma pesquisa, foram selecionadas 5 faixas, entre elas “Seu Jorge” e “Filha de Guiné”, que foram revisitadas sob a estética musical afro-percussiva, mesclando funk, afro punk, pop e batidas de terreiro.


MC Tha por Gabriel Renné
MC Tha por Gabriel Renné


Criativa e coerente, para acompanhar o lançamento do EP, Tha criou um projeto audiovisual chamado “Clima Quente Show”, um fictício programa de auditório musical que faz referência direta ao “Alerta Geral”, programa comandado por Alcione nos anos de 1979 a 1981, onde recebia artistas com muita música e debates relevantes da época.

Nele, Tha nos surpreende com sua atuação, mostrando ser multifacetada e dando corpo a um sonho – que caminha em passos curtos e ainda enfrenta preconceitos – de cantar músicas de orixás e entidades da Umbanda na TV aberta.

Bem recebido pela crítica musical e pela própria “Marrom” (Alcione), Tha acertou ao apresentar os atabaques do terreiro ao funk, criando uma junção que ensandeceu o local e celebrou a entidade que Alcione representa.



Por fim, seus últimos lançamentos foram em 2023, com as faixas “Coisas Bonitas”, parceria com Mahal Pita, e “Tempo e Espaço”, uma faixa exclusiva criada para o Brasil, com a participação de Criolo, sendo tema do jogo internacional CONV/RGENCE: A League of Legends Story.

Com passagens em shows e festivais como Nômade e Festival Psica, para começar 2024 da melhor forma, já temos a data do primeiro evento do ano: 30 de março, na Casa Natura Musical. Clique aqui e confira mais informações.

Prepare-se para muita música e muito axé.



plugins premium WordPress